quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Análise (Review) do pedal de efeito Behringer GDI21 V-Tone aqui na Central do Rock
Caros amigos,
Recentemente resolvi montar uma banda de Blues cover. Entrei em contato com o nosso amigo e guitarrista Bruno (Vabso) e ele disse que já estava pensando em fazer a mesma coisa. Diante deste novo projeto, resolvi dar uma incrementada no meu setup para fazer um som mais "vintage". A primeira escolha foi o Behringer GDI21 V-Tone, pela versatilidade e baixíssimo custo, pra vocês terem um idéia comprei o meu por apenas R$ 99,00.
Já havia experimentado o pedal/simulador de amplificadores anteriormente para gravar o piloto de uma música minha que estou preparando para meu primeiro CD. Naquela ocasião havia ligado o pedal em linha com conector XLR (balanceada) e o resultado foi bastante satisfatório. Contudo, tive a sensação que em linha o pedal perdia compressão e "punch". Esta sensação foi confirmada quando chegou o meu pedal. Liguei ele no meu amplificador (Hüghes & Kettner) de 40W RMS e aquele "punch" que faltava apareceu e surpreendeu.
O V-Tone é um "stompbox" que simula 3 amplificadores clássicos, o Mesa-Boogie (Califórnia), Marshall (British) e o Fender (Tweed), todos com a opção Clean, Hi-gain e Hot. Há também a opção de simular 3 posições diferentes de microfone. A última chave GND LIFT, serve para tirar ruído desativando/ativando a conexão terra entre entrada e saída.
Diz a lenda que ele é um clone do SansAmp GT2, mas isto não é verdade. Ele é baseado no GT2 mas não chega a ser um clone. Também não podemos dizer que houve melhorias em relação ao projeto original. Trata-se muito mais de uma adaptação a peças e materiais mais modernos, o que tem suas vantagens e desvantagens. Uma melhoria que a Behringer deveria ter feito, na minha opinião, seria acrescentar um controle de médios. A equalização de 2 vias do V-Tone é boa, mas seria ainda melhor de fosse de 3, pois permitiria acrescentar ou cortar as frequências médias.
Pontos positivos: o fato de ter 3 amplificadores, com mais 3 canais e 3 posições de microfone permite tirar diversos timbres diferentes num total de 27 combinações. Isto aliado aos controles de Drive, Bass e Treble dá pra tirar uma infinidade de sons. O V-Tone tem pouquíssimo ruído, mesmo com o Drive no máximo. No geral as simulações são muito boas, com destaque para os timbres Marshall, principalmente o Clean, que é fidelíssimo ao original.
Pontos negativos: todo mundo reclama da caixa de plástico, mas na minha opinião a parte mais frágil é a chave de acionamento (footswitch) que não transmite confiança para pisar mais forte. Os potenciômetros nos dão a impressão de serem frouxos ao contrário de pedais como BOSS que são extremamente firmes.
No geral, poderia concluir que o pedal é muito bom e pode ser usado como único pedal de distorção de sua pedaleira, tamanha a versatilidade que ele possui. Se quiser utilizar um Tube Screamer como Boost as opções de configuração ficam ainda maiores. O pedal é prático, versátil e muito fácil de usar e configurar. Em pouco tempo dá pra tirar ótimos timbres com o equipamento.
NOTAS (de 1 a 10):
Design/Aparência: 9
Construção/Robustez: 4
Ruído: 9
Controles: 8
Definição timbre: 9
Praticidade: 9
Versatilidade: 10
Custo-benefício: 10
MÉDIA/NOTA FINAL: 8,5
PONTUAÇÃO: Péssimo (1-2), Ruim (3-4), Bom (5-6), Ótimo (7-8), Excelente (9), Excepcional (10)
Obs.: Vale lembrar que um equipamento cuja MÉDIA/NOTA FINAL fique acima de 6 pode ser considerado um equipamento satisfatório, e acima de 8 poderá ser classificado como de uso profissional.
Quer mais dicas sobre este pedal? Acesse a matéria especial com dicas no link: http://www.centraldorock.com.br/2010/02/dicas-de-uso-do-behringer-v-tone-gdi21.html
Um abraço!
Elvis Almeida
www.elvisalmeida.com
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Muito bom saber disso, já estou pedindo o meu.
ResponderExcluireu tenho um desse, mas como nao tenho mta experiencia musical n to sabendo me virar pra tirar uns sons legais, por exemplo queria configurar ele pro riff da sweet child of mine,e pro solo da dont stop believing
ResponderExcluirmas devo dizer que ele é realmente muito bom, ainda mais pelo seu custo x beneficio
Primeiramente, obrigado por participar.
ExcluirA simulação Marshall (British) é a mais adequada para as músicas que você falou.
Não sei se você reparou, mas a simulação British distorce até mesmo com a chave no Clean.
Minha configuração favorita para tocar hard rock é:
Amp: British
Mod: Clean
Mic: Classic
Botão Drive no máximo.
A equalização depende da guitarra, amplificador e gosto de cada um.
Um abraço.
Elvis Almeida
Tenho esse pedal, acho ele muito bom.
ResponderExcluirAlém dele possuo tbm o JH1.
Mas quando ligo os dois, começa um zumbido.
Vc tem idéia do que faça isso ocorrer?
Normalmente o zumbido é proveniente de excesso de ganho.
ExcluirSe este for o caso... você vai ter que diminuir o ganho de um deles e experimentar a configuração que dá mais certo.
Verifique também cabos, energia... etc.
Obrigado por participar.
Elvis Almeida
Tenho um tbm, e queria tirar um som de blues bem nos modos classicos... qual configuração devo usar?
ResponderExcluirAbraços
A simulação Fender (Tweed) é a mais indicada para o estilo. Se você tiver um Tube Screamer, fica legal ligar ele com um pouquinho de drive antes do GDI na seguinte configuração Tweed/Clean/Center. Desse jeito você vai conseguir um timbre no estilo de Stevie Ray Vaughan.
ExcluirObrigado por participar.
Elvis Almeida
Posso conseguir timbres de hard rock (alter bridge, creed) com ele?
ResponderExcluirMeu setup ta assim.
Cry baby 535q > Boss turbo distortion > Boss equalizer GE-7 > zoom 505 (para modulacoes)
Em que posicao eu o colocaria, e como o configuraria para os timbres q lhe falei???
Primeiramente, obrigado por participar de nosso site.
ExcluirEste pedal é muito versátil. Considere comprar um handmade como o MRoxy, pois costumam ter ótimo custo-benefício.
Quanto à posição, você pode usá-lo em duas posições principais:
a) junto com os drives (antes ou depois do turbo distortion);
b) na última posição como Direct Box (ativo ou passivo).
Atualmente, estou usando ele somente como Direct Box.
Um abraço,
Elvis Almeida
Elvis. É vantagem eu usar o V-tone gdi21 apenas como simulador de marshall? sem nenhum drive.
ResponderExcluirSe ele estiver ligado (no clean) simultaneamente com uma distorção, chorus, deley etc. separadamente, ele vai simular essas pedais no ampli Marshall?
Olá Filipe, tudo bem?
ExcluirOlha, vai ser difícil não obter algum drive na simulação Marshall (british) mesmo no clean. Mas é interessante sim, pois vai mudar seu timbre, fornecendo outras possibilidades.
A ideia é esta simular o som do Marshall... obviamente não será idêntico, até porque o som do pedal irá passar também por seu amplificador e falante, o que vai mudar o timbre também.
Mas em geral, dá pra adaptar seu uso para diversas situações, inclusive esta que você perguntou.
Um abraço.
Elvis Almeida
Olá Filipe, tudo bem?
ExcluirOlha, vai ser difícil não obter algum drive na simulação Marshall (british) mesmo no clean. Mas é interessante sim, pois vai mudar seu timbre, fornecendo outras possibilidades.
A ideia é esta simular o som do Marshall... obviamente não será idêntico, até porque o som do pedal irá passar também por seu amplificador e falante, o que vai mudar o timbre também.
Mas em geral, dá pra adaptar seu uso para diversas situações, inclusive esta que você perguntou.
Um abraço.
Elvis Almeida
Parabens pelo review, tenho um GDI e gosto muito dele, mas andei pensando na possibilidade de troca-lo, e pegar um Simulamp da Hobbertt. O que acha? ja testou?
ResponderExcluirE aí Danilo, tudo bem?
ExcluirAinda não tive a oportunidade de testar nenhum pedal Hobbertt. Já o MRoxy, eu conheço, ele pegou o circuito original e fez diversas melhorias, inclusive para diminuir os apitos.
Obrigado por participar.
Elvis Almeida.
Opa, daora o review. parabéns.
ResponderExcluirmas, me pintou uma duvida. a behringer também tem o tm300. reza a lenda que é a mesma coisa que o gdi21 (sem, obviamente, a saida xlr).
Tirando isso, tem alguma diferença? o que seria mais indicado para mim, que só toco em casa e alguns ensaios?
valeu!
Lucas.
E aí Lucas, tudo bem?
ExcluirOlha, nunca testei o TM300, portanto, não posso confirmar se é o mesmo GDI21. O fato é que ele simula os mesmos amplificadores do GDI21.
Além da saída XLR, o GDI também tem a chave ground lift, que liga/desliga o aterramento, que pode ser útil em algumas situações.
Se a saída XLR não é importante, acho que você deve comprar aquele que for mais barato.
Até mais.
Elvis Almeida
Obrigado pela resposta, Elvis.
ExcluirEstou num dilema. Acho que não usarei a saída XLR, mas posso querer usar no futuro. E a incerteza de nao ter a mesma sonoridade.
Não sei se você testou outros pedais da Behringer (no mesmo formato do TM300) para me dizer se são melhores construídos.
Mas vou dar uma pesquisada melhor, afinal, será meu primeiro pedal.
Obrigado, Elvis. Até mais!
E aí Lucas, tudo blz?
ExcluirEstes pedais Behringer do tipo TM300 são muito frágeis e com blindagem ruim, normalmente oferecendo muito ruído.
Sinceramente, eu compraria um handmade do MRoxy, pois o Maurício melhorou muito o projeto original da SansAmp.
Obviamente o MRoxy é bem mais caro, mas é um pedal infinitamente mais robusto e com consideráveis melhorias timbrísticas.
Até mais.
Elvis Almeida
Fala Elvis!
ResponderExcluirQual a regulagem que mais te agrada se for usar o GDI como drive principal? Atualmente estou usando ele depois de um DS7 da Ibanez, sendo esse usado como booster pra dar um ganho a mais em alguns solos. Uso assim: Calif/clean/center. Valeu Elvis.
E aí Danilo, tudo blz?
ExcluirPro estilo que toco na minha banda atualmente (Classic Rock), fica mais legal deixá-lo no British-Clean-Classic ou Center e com ganho no máximo.
Mas eu gosto de todas as simulações, já usei a simulação Mesa (Calif.) algumas vezes na minha antiga banda de trash.
Um abraço.
Elvis Almeida
Elvis,
ResponderExcluirminha dúvida é que se eu posso usar um Sansamp JUNTO com a Gdi21 ??
Poder pode... só vai ter que tomar cuidado para não deixar o som embolar de tanto ganho.
ExcluirAtenciosamente,
Elvis Almeida
E ae galera tudo bem? Tenho um e é um pedal muito bom... As tinbragens são maravilhosas. Particularmente eu prefiro o modo californiano, é muito bom para o tipo de som que eu toco death core é muito bom..... Nota 10 para este menino!
ResponderExcluirE ae Cara blz? To querendo compra um pedal de distorção que de pra tocar um thrash, to na duvida desse Gdi i do Brutal Distortion da landscape.
ResponderExcluiro que vc acha que seria melhor?
Ambos são muito bons.
ExcluirParticularmente, para trash, entre os dois eu ainda prefiro o Brutal. Mas é uma questão de gosto mesmo.
Tem gente que não gosta do Metal Zone, mas eu curto demais.
Abraço.
Elvis Almeida
Amigo, muito bom esse Review. Tirou muitas dúvidas minha. Más seguinte, eu tenho uma SX modelo SG das antigonas e uma Boss ME-70. Gostaria de um conselho seu de como utilizar esse GDI. Antes ou depois da pedaleira?
ResponderExcluirCaro Giovanni, se for usar simulações de distorção, talvez seja melhor ligar antes da pedaleira.
ExcluirSe for usar simulação Tweed (clean) e/ou desejar usar como Direct Box, será melhor ligar como último pedal da cadeia.
Até mais.
Elvis Almeida
Olá!
ResponderExcluirGostaria de saber se o GDI é uma boa opção pra tirar um som voltado pro Metalcore, caso for gostaria de saber qual equalização ficaria melhor para mim usar para tocar nesse estilo.
Grato!
Leonardo Valle
Olá Leonardo, tudo bem?
ExcluirNa simulação "californian" (estilo Mesa Boogie) + canal High Gain ou Hot, ele se vira bem para Metal Core.
Até
Elvis Almeida
Elvis Olá!
ResponderExcluirTenho este pedal más estou com um pequeno problema... a chave de acionamento (foot - parte interna componente eletrônico) está com mal contato... me atrapalha muito pois tenho uma banda e no memento que mais preciso ele falha... não sei se já chegou a abrir pra olhar... acha pertinente a troca do componente ou melhor mesmo trocar o pedal?!
Olá Ivan, tudo bem?
ExcluirO mais caro neste serviço de substituição é a mão de obra. A chave é muito baratinha e talvez até dê para adaptar outra mais resistente.
Se você achar algum técnico de confiança que não vá "arrancar os olhos" na mão de obra, vale a pena o conserto sim.
Abraço.
Elvis Almeida
Poderia usa lo para tocar um metal , metal core , Phc ?
ResponderExcluirTranquilamente, principalmente na simulação de Mesa Boogie (Californian).
ExcluirAbraço.
Elvis Almeida
gostaria de misturar o gd21 como pre amp marshall, o jackhamer na posição overdrive sera que fica bom mosturar os dois?
ResponderExcluirTudo depende da regulagem que você usar e demais equipamentos. Regulando direitinho, fica bom sim.
ExcluirAtensiosamente,
Elvis Almeida
http://www.elvisalmeida.com
http://www.centraldaguitarra.com
http://www.learngreekmodes.com
Olá... O Gdi ele é true by pass? Qual a diferença de true by pass para by pass
ResponderExcluirNão é True Bypass.
ExcluirBypass é gênero, da qual o True é espécie.
Entre os vários tipos de Bypasses, o True é aquele o sinal passa completamente por fora de qualquer circuito do pedal quando está desligado.
Atenciosamente,
Elvis Almeida
Estou começando e comprei um SM400 da Behringer de um amigo meu por 100 reais, aí me veio a informação desse pedal que me parece ser maravilhoso. H´a possibilidade de essa configuração: Guitarrra(Shelter Les Paul) > SM400 > GDI > Amplificador. O estilo que eu quero tocar eh mais um thrash/punk ou o famoso Crossover, fica legal dessa forma?
ResponderExcluirE vlw pelo blog, ajuda muito.
ResponderExcluirO pedal é digital ou analógico?
ResponderExcluir