
Com certeza dentro de um cômodo de ensaio se faz muito mais barulho do que num palco, tanto que no palco é preciso "jogar" bateria nos retornos e até nos sides. Já no ensaio seria preciso abaixar a bateria, mas não há como girar um botão e abaixar o volume da batera.
E não adianta pedir pro baterista tocar mais baixo, porque, primeiro: ele não vai fazer isso; e segundo: se o cara tocar levinho o som fica uma porcaria e rock and roll baterista tem que descer a mão mesmo. Se você quer tocar soft, vai tocar cool jazz! kkkk. Mas a culpa não é só do baterista, baixo e guitarra também tem uma grande parcela de culpa nisto. Quem é que não reclamou do volume do amplificador de um ou de outro?
Uma coisa que parece boba mas que faz uma diferença enorme é a posição que você fica em relação à fonte sonora. Se você ficar de costas para o seu amplificador - o que geralmente todo mundo faz - você não o escuta direito, vai lá e aumenta achando que ele está baixo, só que não está! Os outros caras da banda vão reclamar falando que você está doido, que não precisa aumentar, mas você vai lá e crau! no volume. O ideal é você ficar de FRENTE para o amplificador.
Repito, parece bobo, mas isso faz uma diferença gigantesca! Eu penei para poder resolver esse problema, mas depois que adotamos esse método o som no ensaio melhorou 100%. Procure ficar do lado oposto onde está seu amp, ou seja DE FRENTE pro amp. Vocês vão tocar com muito menos volume além de escutar muito melhor o que estão tocando. E se vocês tiveram seguido a outra dica que eu dei sobre as espumas na parede, o resultado é melhor ainda.
Façam o teste e comprovem. E não se esqueçam: usem sempre protetor para os ouvidos! Perda de audição é irreversível!
Johnny Rivers
Baixista e produtor (nooooooooossssssssssaaaaaaaaaaaa!!!!!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário