E aí galera, tudo em cima?
Olha eu aqui de volta para falar de outra guitarra Strinberg de ótimo custo-benefício. Desta fez é o modelo AXIS CLG-63.
Como já disse anteriormente, as guitarras Strinberg, são desenhadas nos Estados Unidos, fabricadas na China e distribuídas no Brasil pela Sonotec (www.sonotec.com.br).
Mais uma vez destacamos o acabamento da Strinberg, inigualável na faixa que preços que seus instrumentos se situam.
Esta guitarra tem corpo sólido, coisa rara nos instrumentos chineses hoje em dia.
Destaque para a madeira do corpo, uma tal de Pawlonia que sinceramente me surpreendeu. Tem também o braço e escala em Maple, disponível na cores Transparente e Vermelho Transparente.
A parte elétrica é composta por 2 captadores Humbcking do tipo "zebra" e 1 (um) controle de Volume apenas. A chave tem 3 (três) posições (1 - Ponte; 2 - Ambos; e 3 - Braço). Mais um destaque para a posição da chave, que fica numa região super confortável e de fácil acesso enquanto se está tocando. Os fãs desta técnica (mudança de captadores durante os solos) vão adorar.
A ferragem é composta por uma ponte móvel do tipo Floyd Rose clássica, com destaque para as tarraxas (do tipo Die Cast) feitas pela Strinberg.Em comparação com as outras Strinberg que analisei, as diferenças timbrísticas são marcantes, principalmente pelo tipo da madeira do corpo.
O corpo diminuto, bem como o tipo da madeira proporciona um timbre bem aberto e estalado, lembrando às vezes uma Strato, com a vantagem de não ter os ruídos dos captadores Single. Aliás, sobre os captadores, também cumpre salientar que possuem um ganho bem moderado apesar serem duplos. Isto a deixa perfeita também para conseguir timbres mais "vintage".
Pontos positivos: são muitos.
* Destaca-se o custo-benefício, pois custa de R$ 600,00 a R$ 700,00. Uma pechincha para uma guitarra de corpo sólido e ponte móvel com microafinação.
* As tarraxas são 100% de metal, o que garante bastante robustez. Muitas guitarras nesta faixa de preço possuem as "orelhas" das tarraxas feitas de plástico.
* Os captadores são muito equilibrados, com ótimo desempenho em todas as cordas e posições da chave seletora. O timbre é bem claro e definido, além de uma ótima sensibilidade e ataque. Foi uma ótima surpresa para mim que sou "ligadeiro".
* A aparência/design também é um destaque, a guitarra é simplesmente linda.
* Já vi alguns Reviews dizendo que a escala é muito larga. Quando comecei a tocar também tive esta impressão, mas depois de uma meia hora, me acostumei tanto que hoje prefiro este modelo a muitos outros, inclusive outras marcas mais caras. A escala, para mim (isto é pessoal, tem que experimentar) é super confortável.
Pontos negativos:
Por se tratar de uma categoria de instrumento mais econômica, obviamente algumas peças não são tão bem acabadas quanto nos instrumentos "top". Creio que um modelo tão fantástico merecia uma ponte mais precisa. Fora isto, não merece nenhum upgrade.
Concluindo, é um instrumento cujos pontos positivos ultrapassam de longe os negativos. No geral, poderia concluir que é uma compra de excelente custo-benefício. Certamente, o instrumento é indicado para o público iniciante e intermediário. Porém, assim como as outras guitarras Strinberg que testei até o momento, eu não tenho receio algum de "colocá a guita na estrada" e até mesmo realizar gravações profissionais.
E é justamente o que tenho feito. Esta "guita" (junto com uma CLG-48 e a CLG-45) tem sido minha ferramenta de trabalho e companhia constante também nos ensaios. Já fiz diversos shows com a AXIS aqui na região, sempre impressionando os guitarristas presentes com o timbre forte e a beleza do equipamento. Teve um colega que assim que testou o equipamento entrou no site da Playtech e comprou a sua.
Veja a guitarra em ação no vídeo abaixo:
NOTAS (de 1 a 10):
Design/Aparência/Acabamento: 9
Construção/Robustez: 9
Definição/Qualidade do timbre: 9
Tarrachas: 8
Ponte: 6
Custo-benefício: 10
MÉDIA/NOTA FINAL: 8,5
PONTUAÇÃO: Péssimo (1-2), Ruim (3-4), Bom (5-6), Ótimo (7-8), Excelente (9), Excepcional (10)
Obs.: Vale lembrar que um equipamento cuja MÉDIA/NOTA FINAL fique acima de 6 pode ser considerado um equipamento satisfatório, e acima de 8 poderá ser classificado como de uso profissional.
Um abraço!
Elvis Almeida
Guitarrista
www.elvisalmeida.com
PARA VOCÊ:
Gostou desta matéria? Leia mais na seção REVIEWS