Índice com todos os artigos da série sobre dicas de estúdio
Aprofunde-se mais no tema, lendo todos os artigos da série:
Parte 1: Introdução - Visão Geral
Parte 2: Hardware (Microfones, Interfaces... etc.)
Parte 3: Softwares, Plugins e Aplicativos
Parte 4: Estudo e treinamento
Olá amigos,
estou de volta com a
quarta e última parte das dicas para quem pretende montar seu Home
Studio, qual seja, o TREINAMENTO.
Calma... isto não quer
dizer que não vou escrever sobre o assunto. Simplesmente que a
partir destas noções gerais, a abordagem nos próximos artigos será
específica sobre este ou aquele equipamento, recurso, software
ou técnica de gravação.
Se você seguiu todos
os passos dos artigos anteriores você já deve estar planejando providenciar ou comprar:
I- O espaço dedicado
e adequado para fazer suas gravações;
II- o computador eficiente para "rodar" os softwares necessários;
III- a interface ou
mesa com no mínimo duas entradas XLR;
IV- dois microfones (um
dinâmico e outro condensador);
V- Monitores de áudio;
VI- software
multipista (também chamado de DAW);
VII- plugins VST
e VSTi.
Falta agora outro
requisito muito importante, tempo para estudar (risos).
Você precisa achar um
tempo na sua agenda para estudar a teoria e principalmente
aplicá-la na prática. Sobre o posicionamento dos microfones, por
exemplo, só mesmo com muita experimentação conseguimos chegar num
resultado ideal e satisfatório. Aliás, é importante destacar que
cada instrumento necessita ou merece de uma técnica de micronofação
diferente. Não existe uma receita única para gravar microfonando.
Os resultados melhoram muito com a experiência.
Estas horas (pode
colocar horas nisto) dedicadas para as experimentações também são
horas de estudo. Explore o programa DAW também. Recomendo,
principalmente, que pesquise bastante os recursos de insert,
buses e sends. Eles são fundamentais para o roteamento
interno do áudio e muitas técnicas de gravação passam por este
recurso. Exemplo: tem hora que é mais vantajoso transformar um track
de instrumento virtual (MIDI) em um track de áudio, para
aplicação de certos efeitos, e sem o domínio do roteamento do
áudio, os resultados podem ser comprometidos.
Portanto, não é perda
de tempo ler o manual que acompanha o DAW (mesmo em PDF). Muito pelo
contrário, os manuais nos oferecem uma visão geral do programa que
é muito útil para quem está começando.
Nos sites dos
desenvolvedores do aplicativo, também encontramos muitos tutoriais
gratuitos, muitos em vídeo, exemplificando o uso do programa em
diversas situações, como gravações de bateria, guitarra, voz,
instrumento virtual... etc. Também não é perda de tempo assistir
ou ler estes tutoriais, pois eles irão complementar a visão geral
dada pelo manual, evitando que você “apanhe” do software
no futuro, quando estiver realizando um trabalho de produção.
As videoaulas no You
Tube também ajudam muito. Existem muitos profissionais dispostos a
ajudar e publicam conteúdo com dicas passo-a-passo de como fazer
este ou aquele tipo de gravação. Basta procurar.
As apostilas, costumam
ser menos confiáveis, pois muitas vezes são um compilado de ideias
diferentes e antagônicas, mas também ajudam, principalmente quando
tidas pelo estudante como material complementar.
Mesmo sendo possível
estudar sozinho, um curso regular, bem como as oficinas e os
workshops tem suas vantagens. Enumerarei algumas:
a) Material didático
planejado e conciso;
b) horas dentro de um
estúdio sob a orientação de um profissional experiente. Ou seja,
aquilo que você levaria uma semana para descobrir sozinho, tem o
professor te entregando “de bandeja”;
c) certificação,
fundamental para quem pretende tornar-se um produtor musical
profissional;
d) troca de ideias e
dicas com outros alunos.
Cabe salientar, que o
treinamento é talvez a parte mais importante. Tem profissional que
consegue “tirar leite de pedra”, melhor dizendo, mesmo com
equipamentos tidos como amadores/inferiores, conseguem gravações
com qualidade inquestionável. Milagre? Claro que não. Isto se deve
ao fato dele ter dedicado muitas horas do seu tempo estudando,
pesquisando e aplicando a teoria.
Recomendo até que
antes mesmo de sair comprando tudo que precisa para seu Home Studio,
que você faça um curso, ou participe de um workshop de
produção musical, até mesmo para não desperdiçar seu dinheiro.
Depois de ter uma noção
mais apurada do tema você irá comprar melhor, pois gastará seu
dinheiro com aquilo que lhe fornecerá o melhor custo-benefício.
Analogicamente, é o mesmo que construir um edifício sem um projeto
de engenharia. A chance dele cair por deficiência nas estruturas é
muito grande.
Se você pretende
tornar-se um produtor profissional, invista principalmente nos
pilares de qualquer prestação de serviços, os conhecimentos
teóricos e práticos.
Um grande abraço e
espero que esta série de artigos tenha esclarecido bastante sobre o
tema.
Elvis Almeida
Guitarrista –
Endorsee Strinberg
PARA VOCÊ:
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